Deus continua a chamar cada um de nós para seguir um caminho de realização humana e cristã. A maneira própria como Ele nos chama é diferente para cada um. Podemos dizer que Deus chamou ontem, chama hoje e chamará sempre. Uma das ferramentas do nosso Instituto no campo pastoral é o zelo apostólico, que se caracteriza na partilha da nossa própria vida com os irmãos. Nós irmas Franciscanas da Mãe do Divino Pastor estamos chamadas a seguir os passos de Jesus juntamente com os irmãos, estamos chamadas a orientar, aguiar e a mostrar a luz que é Jesus, o Mestre inesquecível.

Neste pensamento, a comunidade de Luanda deseja partilhar com todas as irmãs da Congregação, dando a conhecer que no 20 a 24 de agosto realizamos uma experiência vocacional, em que convidamos as nossas vocacionadas vindas das diferentes paroquias da nossa arquidiocese de Luanda a estarem uma semana mais próximas das irmãs; juntas manifestamos a alegria do encontro no Senhor e com entusiasmo vivemos momentos únicos e profundos.

Participaram 14 jovens com idades compreendidas dos 14 aos 18 anos de idade. Em todas as experiências procuramos proporcionar as nossas jovens vocacionadas um tempo de encontro com o Senhor, consigo mesma e com as outras.
Como irmãs orientadoras sentimos a nessecidade de buscar temas que favorecem este encontro, no campo da formação tivemos como pano de fundo o documento da Conferência Episcopal de Angola e S. Tome, refletido pelos bispos com o lema «Jovem quero ficar em tua casa» tema direcionado especialmente pelos jovens; tivemos ainda a necessidade de falar sobre a nossa higiene e saúde; conscientes das nossas raízes demos ainda a conhecer a vida de Maria Ana e de S. Francisco e tivemos manualidades.

No âmbito da nossa história de Angola convidamos às nossas jovens vocacionadas a uma visita ao memórial do doctor António Agostinho Neto, o primeiro presidente de Angola com objectivo de ajuda-las a compreender a história de Angola. As nossas jovens vocacionadas monstravam interesse nos diferentes momentos da experiência.

Como comunidade de irmãs orientadoras procuramos mostrar às nossas vocacionadas o nosso estilo de vida concretizado no nosso dia-a-dia, fazendo-las participar nas orações comunitárias (manhã, tarde e noite) nas diferentes actividades de casa como limpar, arrumar, lavar etc. A participação diária na eucaristia foi um momento central do nosso dia-a-dia.

Uma experiência vocacional é sempre uma experiência algo marcante nao só para as jovens, também para as irmãs, porque proporciona momentos especiais que ajudam a fundamentar a nossa caminhada no seguimento de Jesus.

Notamos os entusiamos da jovem, em quererem viver todos os momentos oferecidos acolhendo a novidade.
Deus seja louvado pelo dom da vida e dos irmãos que cada dia tornam a nossa missão mais visível.

Galería de FOTOS

Comparte en tus redes